Engenharia da Produção

O módulo de Engenharia de Produção oferece um amplo conjunto de ferramentas para o cadastramento da "estrutura de produtos" (BOM- Bill of Materials), que estabelecem a composição de materiais necessários para a fabricação de cada produto, subconjunto e intermediário da produção.

Benefícios

Economia de tempo da equipe proporcionada pela agilidade nas manutenções e consultas aos roteiros de produção pela automatização dos apontamentos de consumo na produção (backflush - consumo padrão).

Libera mais tempo dos profissionais para análises gerenciais, pois elimina retrabalhos.

Elimina custo com compras desnecessárias em virtude de permitir programar as alterações futuras de engenharia.

Evita prejuízos de vendas com margens negativas, uma vez que simula em detalhes os custos dos produtos (matéria prima, mão de obra, máquinas e ferramentas).

Evita perder vendas porque assegura os níveis de estoque, uma vez que permite prever os rendimentos dos roteiros (fórmulas) e as perdas de materiais nos processos.

O sistema documenta detalhadamente todo o processo de produção possibilitando a redução de custos com treinamento da equipe que evitar desperdícios de produções não conformes com a engenharia, a melhora na comunicação entre as áreas e a diminuição significativa do fluxo de papéis e planilhas pela empresa.

Segurança das informações da engenharia, registrando os responsáveis, os motivos, as datas e horários de todas as alterações efetuadas.

Funcionalidades

Gerencia as alterações nas estruturas dos produtos e o uso de componentes alternativos.

Atende as normas e as práticas de planejamento estabelecidas pela APICS (American Production and Inventory Control Society)

Possui tratamento integrado e multinível da estrutura de componentes (BOM – Bill of Materials) e dos processos de produção dos itens.

Mantém arquivados os cadastros de operações, roteiros de produção, parâmetros para programação dos Itens.

Cada roteiro de produção é composto por uma seqüência de operações.

Trata datas de validade para a estrutura de componentes e para os roteiros de fabricação.

Permite o cadastramento de componentes e de operações alternativas.

Implementa o conceito de itens fantasma nas estruturas de componentes.

Os recursos são definidos por diferentes especialidades (conjunto de operadores), diversidades de máquinas (conjunto de máquinas) e tipos de ferramentas (conjunto de ferramentas).

Estes "conjuntos" também são definidos, permitindo a identificação do operador, da máquina e da ferramenta utilizada.

Mantém informações técnicas complementares e textos livres para cada estrutura de produto, seus componentes e roteiros.

O módulo de Engenharia de Produção oferece um amplo conjunto de ferramentas para o cadastramento da "estrutura de produtos" (BOM- Bill of Materials), que estabelecem a composição de materiais necessários para a fabricação de cada produto, subconjunto e intermediário da produção.

De forma integrada, esta estrutura de produtos, permite a configuração dos roteiros de fabricação, formada pelas diversas operações e suas respectivas relações com os recursos necessários (equipamentos e mão-de-obra).

Com base nestas informações, é possível a configuração de modelos de custeio da produção (simulado e real). A partir desses cadastros, as informações parametrizadas são integradas aos demais módulos, e são aplicadas as regras que devem nortear o planejamento e controle da produção, custeio e valorização dos produtos acabados.